EDUCAÇÃO


Quando recebi o convite pra participar desse blog, fique muito feliz, primeiro pela experiência de algo novo, segundo por que tive a liberdade de escolher o tema pra aqui debatermos. Acredito que educação é um tema que interessa a todos, até mesmo aquelas que sabem pouco do assunto. Não irei me remeter aqui a defender teses, ou tão pouco teorias dos grandes pensadores que deram sua colaboração nos estudos da educação, mais, sem duvida terei (teremos) de usar alguns embasamentos teóricos se necessários para melhor compreensão de nosso dialogo. Minha intenção é de propor uma conversação de maneira democrática, de expor idéias e pensamentos sobre o nosso cenário educacional, além de discutir temas diversos como: cultura, sociedade entre outros, que contribuirão pra nosso conhecimento.

A palavra educação, vindo do latin: educare, pode ser interpretado como “abrir caminhos”. Ainda pode ser visto como o desenvolvimento da capacidade humana de utilizar o conhecimento de uma forma que possa interferir na sociedade. Educar vai além do “transmitir” conhecimento, é muito mais de uma teoria aplicada à prática, é a arte de ensinar, criar, recriar, reinventar, na busca do novo.

Falar no Brasil sobre Educação pra muitos é desanimador, principalmente pra aqueles que acompanham de perto as dificuldades e deficiência que esta se encontra. Não se precisa enumerar as tantas causas, a cada ouvimos, vemos pela TV, e nos diversos meios de comunicação, é até algumas dessas fazem parte do nosso cotidiano, assim constatamos de perto os problemas enfrentados, chegar a ser desanimador, lamentável, mais verdade. É mais lamentável ver tantos cidadãos falando de maneira banal, sem um mínimo de respeito pela a educação, como se essa fosse algo sem valor, mesmo sabendo que ele também é responsável pelo desenvolvimento de uma boa educação, pois a sociedade também é parte de sua construção.

Há mais de um ano no jornal hoje exibido pela rede globo, passou uma reportagem sobre uma professora auditiva, que venceu a sua deficiência e dá aulas para alunos da educação infantil.

Aqui estar o vídeo, uma forma animadora e interessante de começarmos o nosso dialogo, é apenas um minutinho, acho que vale a pena conferir.




O Brasil precisar de muitas Maria da Conceição pra mudar, e melhor a nossa educação brasileira, e belo exemplo de determinação e perseverança.
Por fim agradeço a todos vocês que ira me ajudar nesse dialogo, em especial a Antônio Filho por me achar capaz de estar aqui.

A todos um abraço de boas vindas!

“O espanto revela a busca do saber."
Paulo Freire

Socorro Santos
Aluna do Curso de Pedagogia

1 comentários:

Corrinha, pode chamar assim num pode? rsrsr

Parabéns pelo seu post, você tem um ponto de vista bastante interessante e com certeza não deixa nenhum leitor na posição passiva, pelo menos eu refletir sobre o seu texto.

Postar um comentário

Arquivo